Escoteiros do Ar (Modalidade do Ar)

A designação do Ar é criação brasileira, que partiu de alguns oficiais da Aeronáutica. A turma do ar no entanto, é incentivada a seguir as carreiras voltadas para a aeronáutica (piloto, mecânico de avião, navegador, comissário de bordo, etc). Um Grupo Escoteiro do Ar deve buscar oferecer o necessário para atender a demanda das especialidades relacionadas a Modalidade do Ar, tais como oficinas de carpintaria e fibra de vidro, para a construção de planadores, aeromodelos ou mesmo maquetes, bibliotecas especializadas, campos ou pistas destinadas ao seu uso, estação de radioamador e laboratórios para pequenos experimentos de meteorologia, astronomia, dentre outros.
 
A Modalidade do Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador Baden-Powell, das outras duas modalidades, básica e Modalidade do Mar, nem mesmo na Inglaterra, já que a Modalidade tem sua origem no Brasil.
Pouco depois da chegada do Escotismo no Brasil, trazido por militares da Marinha Brasileira em 1910, foi necessária a divisão do Escotismo em Terra, Mar e Ar. A Origem do Escotismo do Ar, tem como cenário Inicial o Ano de 1938, no 5º Regimento de Aviação do Exército, na Cidade de Curitiba – PR.
 
Dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época. servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba.
 
Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 1951 a Portaria 262 publicada pelo então Ministro da Aeronáutica Brigadeiro Nero Moura determina o apoio de todas as Unidades da FAB aos Escoteiros do Ar. Esta portaria foi reconfirmada em 1981 pelo Ten.-Brig.-do-Ar Délio Jardim de Mattos e reformulada e substituída pela portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Ten-Brig-do-Ar Luis Carlos da Silva Bueno.
 
O Brigadeiro Nero Moura, em 26 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias presentes.
Atualmente a Modalidade do Ar conta com 58 Grupos Escoteiros em todo Território Nacional onde destes, 20 encontram-se no estado de São Paulo.

(Símbolo dos Escoteiros do Ar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário